A ansiedade é uma preocupação crescente para pais em todo o mundo, especialmente quando se trata do bem-estar de seus filhos. Pais de crianças com altas habilidades/superdotação (AHSD) e/ou com duplamente excepcionais (2E) podem perceber que os cérebros únicos de seus filhos trazem desafios especiais em relação à ansiedade. Neste artigo, vamos explorar os principais fatores que afetam a ansiedade em estudantes AHSD e 2E, além de fornecer dicas para os pais sobre como gerenciar a ansiedade em casa.
O que é ansiedade?

Ansiedade é uma resposta natural ao estresse que pode se manifestar de várias formas, desde preocupações leves até transtornos de ansiedade graves. Todos nós experimentamos ansiedade em algum momento, mas quando se torna crônica, pode interferir significativamente na vida diária.
Crianças superdotadas são mais propensas à ansiedade?
Não exatamente. Alguns estudos sugerem que ser superdotado pode ser um fator de risco para a ansiedade devido ao status de outlier nas escolas, enquanto outros destacam a resiliência das crianças superdotadas ao lidar com emoções difíceis. A maioria dos estudos concorda que, embora crianças superdotadas não sejam mais ou menos propensas a experimentar ansiedade do que seus pares neurotípicos, a forma como experimentam ansiedade é diferente devido às suas características únicas.
Características da superdotação que afetam a ansiedade
Processamento sensorial aprimorado
Muitas crianças superdotadas têm uma sensibilidade aumentada ao mundo ao seu redor, o que pode ser tanto uma força quanto uma desvantagem. Essa "hiperconsciência" pode aumentar o desconforto físico com ruídos altos, tecidos ásperos ou cheiros fortes, criando ansiedade em relação a certos estímulos físicos. Além disso, essa sensibilidade aumentada pode criar impressões mais fortes e vívidas dos eventos ao redor, levando a reações emocionais mais intensas.
Desenvolvimento assíncrono
A assincronia descreve o desenvolvimento desigual cognitivo, físico, social e emocional de uma criança. Crianças superdotadas podem intelectualizar além de sua idade, mas podem não ter a compreensão emocional para lidar com conceitos maiores como guerra, injustiça e morte. Isso pode levar ao desenvolvimento de comportamentos ansiosos.
Superexcitabilidades/Intensidades
Kazimierz Dabrowski observou mais intensidade ou sensibilidade nos superdotados em cinco áreas: psicomotora, sensorial, intelectual, imaginação e emoções. Não é surpresa que crianças com imaginações vívidas e uma tendência a superanalisar possam ser mais propensas a experimentar ansiedade.
Perfeccionismo
O perfeccionismo é prevalente em crianças superdotadas, mesmo naquelas que têm desempenho inferior. Essas crianças frequentemente colocam padrões elevados em si mesmas e nos outros, o que pode criar um ciclo de vergonha quando não conseguem atingir suas próprias expectativas.
Ajuste socioambiental
Crianças superdotadas frequentemente se sentem isoladas de seus pares da mesma idade ou alienadas por seus dons intelectuais na sala de aula. Essa experiência crônica de outlier pode afetar negativamente a capacidade de desenvolver um autoconceito saudável e contribuir para a ansiedade.
Como tratar a ansiedade em estudantes superdotados
Normalizar a ansiedade
Reconhecer que a ansiedade é uma parte normal da experiência humana é um primeiro passo crucial. Normalizar a ansiedade em casa pode ajudar as crianças a não se sentirem isoladas pela vergonha de se sentirem ansiosas. Compartilhar experiências pessoais de ansiedade e estratégias para lidar com ela pode ser muito útil.
Conectar-se com o momento presente
Em momentos de crise, como um ataque de ansiedade, ouça as preocupações de seu filho e valide seus sentimentos. Expressar nossos medos em voz alta pode ajudar a reduzir as emoções negativas. Conectar-se ao momento presente e ao mundo físico ao redor pode ser particularmente útil.
Manter a calma e co-regular
Quando alguém está ansioso, seu sistema nervoso está "em alerta" e seu corpo pode estar dizendo para lutar, fugir ou congelar. Permanecer calmo é a opção mais eficaz para ajudar uma criança em angústia a reconhecer que não está em perigo imediato.
Cobrir o básico
Certifique-se de que seu filho esteja dormindo bem, se exercitando regularmente e se alimentando de forma nutritiva. Manter um corpo saudável e uma rotina estável pode ajudar a abordar quaisquer preocupações adicionais que poderiam ser exacerbadas por problemas fisiológicos como insônia ou desnutrição.
Não tenha medo de procurar ajuda

Se a ansiedade de seu filho está aumentando em intensidade, persistência e prevalência, pode ser hora de procurar ajuda de um terapeuta ou conselheiro. Não há vergonha em precisar da ajuda de um profissional.
Conclusão
Embora este artigo tenha focado nos aspectos da superdotação que podem amplificar a ansiedade, é importante notar que há pesquisas que apoiam que a resiliência também pode fazer parte do pacote da superdotação. Com as ferramentas e o suporte adequados em casa, nossas crianças superdotadas têm tantas chances de sucesso social e emocional quanto intelectual.
FAQs
- Crianças superdotadas são mais propensas à ansiedade? Não, mas a forma como experimentam a ansiedade pode ser diferente devido às suas características únicas.
- O que é desenvolvimento assíncrono? É o desenvolvimento desigual cognitivo, físico, social e emocional de uma criança, comum em crianças superdotadas.
- Como o perfeccionismo afeta a ansiedade em crianças superdotadas? Crianças superdotadas frequentemente colocam padrões elevados em si mesmas, o que pode criar um ciclo de vergonha e ansiedade quando não conseguem atingir suas próprias expectativas.
- Como posso ajudar meu filho superdotado a lidar com a ansiedade? Normalizar a ansiedade, conectar-se com o momento presente, manter a calma, cobrir o básico e procurar ajuda profissional quando necessário.
- A resiliência pode fazer parte da superdotação? Sim, com as ferramentas e o suporte adequados, as crianças superdotadas têm tantas chances de sucesso social e emocional quanto intelectual.
Leituras sugeridas
- Anxiety, Sensitivities and Social Struggles among Profoundly Gifted Kids – Davidson Institute (davidsongifted.org)
- Existential depression in gifted individuals – Davidson Institute (davidsongifted.org)
- Supporting Emotional Wellness at Home for Gifted and 2e Students – Davidson Institute (davidsongifted.org)
- The Impact of Giftedness on Psychological Well-Being (sengifted.org)
- “I Can’t Think When I’m Stressed!” Anxiety, Executive Function and How to Help
- Academic Anxiety: How Perfectionism and Executive Dysfunction Collide (beyondbooksmart.com)
- Make Your Worrier a Warrior: A Guide to Conquering Your Child’s Fears by Dr. Dan Peters
- Detecting Childhood Anxiety Disorders | Child Mind Institute
- When Gifted Kids Don’t Have All the Answers: How to Meet Their Social and Emotional Needs by Judy Galbraith and Jim Delisle